A Corrupiola completa 6 anos!

corrupios-ao-vento..

Agosto é o mês de aniversário da Corrupiola, uma data que marca não só o início da primeira postagem aqui neste blog em 2008, como também o mês no qual refletimos sobre o passado e o futuro deste pequeno empreendimento que nasceu com tanto amor para oferecer.

A felicidade é sempre grande ao olhar para trás e ter a certeza de que nossa história vem de um percurso de conquistas  (e erros também) ano após ano. A aposta em um sonho com desapego material, envolvendo a mudança de estilos de vida e também se agarrando nas belas e pequenas coisas tornaram nossa vida ainda melhor. E nossa história continuará  assim, com voos pequenos, mas seguros, apostando nas experiências contínuas e fazendo do trabalho manual nossa meta e inspiração. Isso significa ir contra uma corrente tecnológica instalada e em desenvolvimento que muitas vezes sufoca o pequeno empreendedor. Mas é bom também saber que neste mundão globalizado ainda existem pessoas sensíveis que curtem um trabalho diferente, onde a mão humana é mais importante do que uma máquina que opera de acordo com a demanda consumista. Excluímos a parte ruim da tecnologia (a produção em massa, a despersonalização…) e abraçamos a facilidade de estabelecer novos contatos através das redes sociais, independente de limites geográficos. Sem essa teia de contatos, clientes, amigos e seguidores, a Corrupiola não existiria, ou pelo menos não teria o alcance que tem hoje em tão pouco tempo de vida.

Este mundo de experiências contínuas envolve também mudar, e desde o ano passado a Corrupiola está em nova fase. Embarcamos em mais um projeto em comum: a pesquisa literária. Estar no ambiente acadêmico, entre estudantes e professores, entre livros e em busca de conhecimento, neste universo de aprendizagem contínua, é extremamente envolvente. A Corrupiola hoje se transfigura também em pesquisas e nossa experiência com os trabalhos manuais é também nosso objeto de estudo, pois a nossa pesquisa acadêmica só tem sentido em conjunto com essas práticas. O equilíbrio, portanto, se faz necessário com uma pitada de teoria e outra de prática. Dentro de um ambiente acadêmico rico em situações catalizadoras, como é a UFSC, nossos objetivos se concretizam através de pesquisas sobre criação, craft, tipografia e outras técnicas manuais de reprodução. É um novo campo de exploração que exige tempo e dedicação tão intensos quanto o trabalho manual que sempre realizamos na Corrupiola. Portanto, um certo recolhimento foi necessário nos últimos tempos, pois o labirinto de nossas novas descobertas e experiências ganha forma em outro suporte: a escrita.

Além disso, uma boa novidade que passamos a oferecer nos últimos meses, foi a produção de nossas próprias ferramentas de produção, que agora podem ser adquiridas em nossa loja e são produzidas com os mesmo cuidado e ideais que sempre buscamos na fabricação de nossos cadernos: peças únicas, montadas uma de cada vez, com toda a atenção para os pequenos detalhes e com o máximo de aproveitamento dos materiais empregado.

Também começamos a oferecer nossos serviços de impressão tipográfica para projetos de terceiros e dessas parcerias nasceram belos projetos, que logo divulgaremos em nosso novo site, que já está em produção e logo será lançado. Um site mais bonito, dinâmico e acessível, com novas ferramentas e possibilidades e é claro: com novos produtos e lançamentos que estamos preparando para os próximos meses.

E nosso abraço é para você, querido seguidor de nossas experiências corrupiolescas, que sempre nos motiva a diversificar nosso pequeno universo manual e intelectual ;-)