Em Singapura

É sempre bom descobrir que estamos viajando para outros continentes. Fazendo uma busca na web encontramos este post com lindas fotos no blog da aRRis Wong, de Singapura, que comprou nosso kit de encadernação no Etsy. Apesar do post ser antigo, ainda assim resolvemos divulgá-lo, enquanto imaginamos as belas encadernações que a aRRis deve ter feito com ajuda das nossas ferramentas :D

20151001_234418s 20151001_234629s

Pati Peccin lança livro e selo editorial

dsc_0702

Aqui na Corrupiola sempre chamamos nossas publicações, nossos corrupios, de livros em branco e não cadernos. A preocupação com uma capa autoral impressa em tipografia ou serigrafia, combinada com papeis especiais e uma costura cuidadosa sempre norteou nossa produção. Mas as páginas em branco desses livros sempre pediram por mais aventuras, mais cores e letras. E nada melhor do que estabelecer parcerias para colocar em prática novos projetos.

E é com grande alegria e empolgação que estamos iniciando essa série de parcerias em publicações com o trabalho da artista visual Pati Peccin, que lança na quinta-feira, dia 8 de dezembro, às 19 horas, na Faferia DNA de Arte, o livro O Camafeu que se Escondeu, com um conto escrito e ilustrado por ela. O texto é uma narrativa onírica com o percurso de uma personagem nonsense por uma cidade desconhecida.

A publicação é uma parceria conosco e com a Editora Caseira e marca o lançamento do selo Patifaria, de Pati Peccin. O selo aposta no mercado independente,  contemplando textos literários com ilustrações da artista e será lançado na Faferia DNA de Arte, um novo espaço de arte que faltava em Florianópolis.

Toda produção do selo Patifaria será artesanal e as publicações terão edições limitadas, numeradas e assinada pelos autores. A capa d’O Camafeu que se Escondeu foi impressa em tipografia sobre Papel Kraft 300 pela Corrupiola e o miolo sobre papel Pólen Bold 90 com impressão em jato de tinta pigmentada pela Editora Caseira.

Nascida no Rio Grande do Sul e radicada em Florianópolis, Pati é formada em Publicidade & Propaganda pela Furb (Blumenau). É mestre em Ilustração Artística com especialização em Colagem pelo Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC, 2014, Lisboa, Portugal.

Ilustradora e artista, desenvolve um trabalho com colagens combinando desenho, recorte, xilogravura, texturas e linhas gráficas em variados suportes. Já expôs em coletivas e individuais e alguns dos seus trabalhos originais estão à venda na Galeria Colecionador 669 (Largo Benjamin Constant 669, Centro, Florianópolis) e no espaço Faferia DNA de Arte (Rua Fernando Machado, 261, Centro, Florianópolis).

Oficina de encadernação – Módulo I

Venha encadernar conosco em Florianópolis em abril/2017. Nossa oficina tem 6 horas de duração e abrimos 1 turma este mês, confira:

Dia 22 de abril (sábado)

Horário: 9h30 às 12h + 13h30 às 17h
Local: Faferia DNA de Arte
R. Fernando Machado, 261 – Centro, Florianópolis – SC, 88020-130
Clique aqui para se inscrever em Florianópolis

Investimento: R$ 250,00 (desconto de 10% à vista)
– Turmas de 4 a 8 pessoas;
– Fornecemos Apostila;
– Todo o material utilizado nas encadernações é por nossa conta;
– Você utiliza nossas ferramentas de encadernação e poderá adquiri-las com desconto especial no final da oficina.

Confira abaixo uma descrição detalhada de cada técnica ensinada durante a oficina:

1 – Encadernação Brochura

A encadernação no estilo brochura é uma das encadernações mais práticas para se utilizar em fanzines, pequenas publicações ou cadernos artesanais, como os vendidos em nossa loja. Como a costura brochura fica aparente na lombada, ela é ótima para experimentar diferentes cores de fios. Essa é uma modalidade básica para o encadernador iniciante e porta de entrada para muitas outras encadernações posteriores. Você aprenderá a utilizar nossas ferramentas de encadernação (berço e gabarito) nesta etapa do curso.

2 – Folhas simples com costura copta utilizando quatro agulhas

Geralmente costuramos livros unindo vários cadernos. Cada caderno é composto de 4, 8, 16 ou mais páginas, sempre múltiplas de 4. São os chamados folios, quartos e oitavos, que unidos formam o miolo de uma publicação. No entanto, existem alternativas para costurar folhas simples, não cadernos. Um processo desse tipo é necessário quando desejamos unir folhas rígidas e soltas, como no exemplo acima, onde a costura copta com quatro agulhas foi utilizada. Este tipo de encadernação é ideal para montar portfolios de artistas e designers.

3 – Long Stitch Link Stitch

Neste tipo de encadernação o primeiro e último ponto utilizam link stich, enquanto os pontos centrais utilizam long stitch. No modelo com costura preta, ilustrado na imagem acima, a capa de papel kraft teve a lombada reforçada com papelão mais rígido. De acordo com o encadernador Keith Smith, este tipo de costura foi utilizada por volta do século XVIII em algumas partes da Europa e também na Alemanha no período medieval. É ideal para costuras rápidas em publicações com múltiplos cadernos.

Sete anos de Corrupiola

7-anos-corrupiola

Hoje é o aniversário de 7 anos da Corrupiola, yey! :) A gestação começou bem antes, em 2007, mas foi apenas no dia 15 de agosto de 2008 que a Corrupiola pronunciou seu “Hello, World!” no primeiro post do nosso blog. Durante esse tempo aprimoramos e transformamos nossas experiências e você acompanhou nossas conquistas e o reconhecimento do nosso trabalho.

E hoje quem ganha é você! Durante as próximas 24 horas nossa loja está com 15% de desconto nos pagamentos à vista (e 10% nos pagamentos com cartão). Aproveite!

A promoção é por tempo limitado, mas esperamos continuar por aqui mais 7, 70, 700…

O que aconteceu no curso de encadernação

bookbinding-class-09

Postamos aqui algumas fotos do que rolou no Curso de Encadernação para Iniciantes, no dia 11 de julho de 2015. Foram quatro horas de curso e quatro alunas com quatro cadernos confeccionados manualmente! Tivemos o apoio da Papellotti Papelaria, que também teve o curso nos dias 07 e 09 de julho na loja física em Florianópolis. Muito, muito legal!

bookbinding-class-12

bookbinding-class-10

bookbinding-class-08

bookbinding-class-01

bookbinding-class-03

bookbinding-class-06

Alunas felizes e Old-Buck pedindo comida!! :P