Kit de encadernação sorteado em parceria com Gotas de Café

Se você estava com saudades dos nossos sorteios, vai adorar esta novidade. Em parceria com o blog Gotas de Café estamos sorteando um kit de encadernação completo, com berço, gabarito e furador no valor total de R$ 114,00 + despesas com correio, também por nossa conta. Para participar leia com atenção as instruções abaixo, que foram originalmente publicadas no blog da nossa parceira ;)

Kit de Encadernação - Sorteio

Quem gosta de DIY e trabalhos manuais deve ser louco por seu próprio kit de encadernação né? Já imaginou poder fazer seus próprios sketchbooks e quem sabe até comercializar? A Corrupiola disponibilizou para sorteio um kit de encadernação manual, com berço, gabarito e furador. Tudo que você precisa para criar seus caderninhos manuais ♥♥♥

O que você vai ganhar neste sorteio?
Berço de encadernação.
Gabarito de encadernação.
Agulhão furador.

Como participar?
– Curtir o Gotas de Café no Facebook.
– Curtir a Corrupiola no Facebook.
– Compartilhar esse post em modo público.
Preencher este formulário.

Aumente suas chances de ganhar
Assinar a newlester da corrupiola.
– Compartilhar o sorteio mais vezes no Facebook e outras redes sociais, a cada divulgação você pode preencher o formulário novamente, mas apenas uma por dia.

Observações finais
O sorteio só é valido para participantes que residam em território nacional e será realizado dia 9 de março via Ramdom.org com as inscrições feitas através do formulário acima. O ganhador será anunciado nesse mesmo post e será contactado via e-mail, agora é só torcer gente :)

Sobre a Corrupiola
A Corrupiola existe desde 2008 e é o resultado das experiências manuais e trabalhos crafts de Leila Lampe  e Aleph Ozuas. Trabalhando profissionalmente com design desde 1998, os dois passaram por escritórios de design, agências de publicidade, editoras e gráficas, até que em 2007, com know-how e a experiência do mercado, a Corrupiola surgiu da vontade de ter uma empresa própria, com produtos legais e que fizesse as pessoas felizes. Eles acreditam que o Craft não é só o mercado/produto, e sim parte de um estilo de vida que começa com a escolha de um alimento saudável e orgânico, com fornecedores locais e nacionais preferindo sempre o “fazer em casa”, até a escolha da bicicleta como meio de transporte. Pensar na compra consciente é pensar que o produto barato e proveniente de mares distantes pode custar barato para o consumidor, porém é muito mais caro para o meio ambiente. O processo de fabricação da Corrupiola não é industrial e terceirizamos o mínimo possível. Os principais produtos da Corrupiola são os Corrupios, pequenos cadernos exclusivos e costurados manualmente, geralmente no formato 9 x 14 cm, com papéis refinados nas capas e com miolo em papeis off-white.

Nossa Oficina Tipográfica

Impressões sobrepostas feiras em nossa oficina tipográfica

Estamos aquecendo os motores e preparando nosso atelie de serigrafia e tipografia para produzir novos e exclusivos produtos. Hoje foi dia de tratamento de beleza em nossa oficina tipográfica. E a primeira moradora atendida foi nossa máquina tipográfica Minerva, que recebeu lubrificação geral e uma limpeza para tirar alguma tinta antiga presa em seus rolos de borracha, disco de distribuição e tinteiro. Depois atacamos as ferramentas básicas utilizadas para montar as ramas tipográficas: cunhas e componedores, além de chaves para apertar as cunhas e também pinças tipográficas. Ninguém escapou do mutirão e até convocamos o Data, nosso estagiário de olhar sério, para ajudar a colocar a casa em ordem. Ainda temos bastante trabalho pela frente e muitas cunhas precisam de manutenção, pois o uso intenso desgastou seus componentes, mas é gratificante deixar tudo funcionando corretamente.

Também começamos a consertar nosso super grampeador, peça antiga e robusta que estamos reformando e logo ajudará a produzir modelos grampeados de Corrupios, com exclusivas capas tipográficas e com preços menores do que os modelos costurados atualmente disponíveis na loja. Assim você terá mais uma opção de custo e acabamento.

Logo que estiver tudo brilhando começaremos a produção a todo vapor, desenvolvendo novos produtos e aceitando encomendas de convites e cartões em tipografia. Portanto, se você tem interesse em nossos produtos, fique atento, acompanhe nosso blog, dê like em nossa página no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias em primeira mão.

Imagens da nossa Oficina Tipográfica

Ferramentas para encadernação da Corrupiola

Nossos produtos são exclusivos, com baixa tiragem e produzidos um a um com o máximo de cuidado. Nosso processo de produção é completamente manual e passa por diversas etapas como o corte do papel, dobra, costura, prensagem… E para executar essas funções utilizamos ferramentas simples e práticas, como um berço de madeira e um gabarito para furar os cadernos, além de um furador desenvolvido especialmente para as nossas necessidades. E agora, com exclusividade, resolvemos disponibilizar nossas próprias ferramentas para encadernação, as mesmas que utilizamos há mais de 7 anos na Corrupiola e também são utilizadas por nossos alunos em nossos cursos de tipografia e encadernação:

O Berço para furar cadernos tipo brochura é uma peça super robusta produzida manualmente em nossa oficina com madeiras de lei. Pintado com uma leve camada de selador transparente para mostrar toda a beleza da madeira. Medindo 25cm e pesando 700gr, nosso berço tem o tamanho ideal para a maioria dos projetos de encadernação, do amador ao profissional. Para pequenos cadernos, como os corrupios, até projetos maiores.

O gabarito é outra ferramenta prática e essencial para agilizar qualquer projeto de encadernação. Feito com alumínio fosco anodizado e preparado por nós com furadeira de bancada, o gabarito tem furos com exatos 5mm de distância e 1,5mm de diâmetro, permitindo a sua utilização precisa em variados projetos, como nossos próprios corrupios, por exemplo.

E para completar o kit, lançamos também um furador especialmente desenvolvido para encaixar em nosso gabarito. A haste do nosso furador, feita em aço, tem 3mm de diâmetro até chegar à ponta, que tem um afinamento gradual, chegando a 1mm de diâmetro e 7mm de comprimento, afinando novamente para proporcionar o furo ideal para o seu projeto.  Além disso, o seu cabo emborrachado permite uma empunhadura firme e não machuca sua mão mesmo após várias furações.

 

A beleza do livro como suporte

Capa do livro Fahrenheit-451

A história do livro é fascinante e a forma como o conhecemos atualmente, o codex, teve seus primeiros volumes criados no final do século I. E com quase 2 mil anos de idade ele parece estar longe do fim, apesar das tecnologias de leitura como o Kindle e suas variantes com e-ink conquistarem mais fãs a cada dia, emulando de forma satisfatória o papel impresso e liberando os leitores do peso de grandes volumes e até bibliotecas inteiras. Assim, a tecnologia do codex começa a se transformar lentamente, passando da única e necessária alternativa à uma opção exótica. Será que um dia os leitores do livro de papel serão considerados tão excêntricos quanto os colecionadores de vinil? Ou será um exagero pensar assim?

Livros de papel são o seu próprio suporte. Um livro de papel não muda durante o passar dos anos. Um livro impresso em papel pólen 90gr colocado na estante e consultado novamente depois de 10 anos continuará sendo um livro impresso em papel pólen 90gr. Por outro lado, quando você abre um e-book após 10 anos, provavelmente estará utilizando um outro dispositivo de leitura, um outro suporte. O anterior estará provavelmente quebrado no fundo de uma gaveta, liberando metais pesados em algum enorme aterro de eletrônicos ou, com sorte, terá sido corretamente reciclado. Em último caso (e poucos exemplares) serão objetos de museus ou colecionadores.

O livro como suporte provavelmente nunca será superado por nenhuma geringonça eletrônica. Mas, talvez ocorra uma mudança de comportamento e o suporte torne-se apenas um adendo, mais que uma necessidade, e o verdadeiro livro seja apenas a ideia que, livre do suporte, navegará através do papel, dos meios eletrônicos e das pessoas, como os livros humanos retratados por Bradbury e Truffaut. Ou talvez isso já ocorra e seria um exagero declarar o fim do codex como suporte, pois as opções se somam, não se anulam.

A fascinante beleza do nascimento dos livros, da impressão à costura e encadernação, pode ser acompanhada nos dois vídeos abaixo. Apesar de separados por décadas, muitas das técnicas registradas no primeiro vídeo ainda são adotadas pela editora britânica Smith-Settle Printers, que aparece no segundo vídeo, preservando assim a tradição manual da encadernação, algo muito valioso para nós da Corrupiola.

Novos modelos de Corrupios

O guardião dos Corrupios

O Guardião dos Corrupios mandou avisar:

“Muitos Corrupios estão fora do estoque no momento, porém novos modelos estão a caminho ou já foram finalizados e estão bem guardados esperando pelo lançamento. Aguardem e miaow, desculpe pelo transtorno!”

Nossa loja ainda tem vários modelos disponíveis, mas se você tem preferência por algum Corrupio fora de estoque, entre em contato conosco e poderemos lhe informar sobre a possibilidade de uma reedição.