Venha encadernar no Ateliê da Corrupiola

Reserve sua vaga para a oficina do dia 23 de janeiro clicando no banner abaixo.

Como reservo minha vaga?

Você pode reservar sua vaga diretamente neste link. Basta clicar em comprar e selecionar a forma de pagamento: cartão de crédito, depósito ou boleto bancário. Caso opte pelo pagamento via depósito você ganha 5% de desconto. Veja abaixo mais detalhes das 3 técnicas ensinadas, em ordem de dificuldade:

1 – Encadernação Brochura

A encadernação no estilo brochura é uma das encadernações mais práticas para se utilizar em fanzines, pequenas publicações ou cadernos artesanais, como os vendidos em nossa loja. Como a costura brochura fica aparente na lombada, ela é ótima para experimentar diferentes cores de fios. Essa é uma modalidade básica para o encadernador iniciante e porta de entrada para muitas outras encadernações posteriores. Você aprenderá a utilizar nossas ferramentas de encadernação (berço e gabarito) nesta etapa do curso.

2 – Folhas simples com costura copta utilizando quatro agulhas

Geralmente costuramos livros unindo vários cadernos. Cada caderno é composto de 4, 8, 16 ou mais páginas, sempre múltiplas de 4. São os chamados folios, quartos e oitavos, que unidos formam o miolo de uma publicação. No entanto, existem alternativas para costurar folhas simples, não cadernos. Um processo desse tipo é necessário quando desejamos unir folhas rígidas e soltas, como no exemplo acima, onde a costura copta com quatro agulhas foi utilizada. Este tipo de encadernação é ideal para montar portfolios de artistas e designers.

3 – Long Stitch Link Stitch

Neste tipo de encadernação o primeiro e último ponto utilizam link stich, enquanto os pontos centrais utilizam long stitch. No modelo com costura preta, ilustrado na imagem acima, a capa de papel kraft teve a lombada reforçada com papelão mais rígido. De acordo com o encadernador Keith Smith, este tipo de costura foi utilizada por volta do século XVIII em algumas partes da Europa e também na Alemanha no período medieval. É ideal para costuras rápidas em publicações com múltiplos cadernos.

No curso você aprenderá esses 3 tipos de encadernação:
1 – Encadernação Brochura
2 – Folhas simples com costura copta utilizando quatro agulhas
3 – Long Stitch Link Stitch

Investimento: R$ 180,00
– Material incluído
– Turma de 6 pessoas
– Ambiente climatizado

Local: Aleliê da Corrupiola
– Rua Elizeu Di Bernardi, 584 – Kobrasol / São José / SC

Data e horário: 23/janeiro/2015 das 9h30 às 12h + 13h30 às 17h.

Nosso kit de encadernação (berço+gabarito+furador) estará à venda para os alunos com desconto de 10%.

 

 

Encadernação para iniciantes

Vamos-encadernar

Mais um curso de encadernação para iniciantes no mês de julho, e o último para iniciantes neste ano de 2015!

1ª aula:
– Apresentação dos materiais: técnicas, dobras, cortes, tipos de linhas etc;
– Estilo brochura simples;
– Estilo brochura com correntinha;

2ª aula:
– Duas costuras japonesas;

Desta vez serão 2 turmas: nos dias 07 e 09 (terça e quinta-feira) na Papelaria Papellotti – no centrão da Ilha –, e no sábado, dia 11.07, no estúdio da Corrupiola, em São José. Cinco alunos por turma. 

papellotti

Papelaria Papellotti: Rua Saldanha Marinho, 305, Centro, Florianópolis, SC.

estudio-corrupiola

Estúdio Corrupiola: Rua Elizeu di Bernardi, 584, Campinas, São José, SC.

curso-de-encadernacao

Ferramentas para encadernação da Corrupiola

Aproveite, estamos dando 5% de desconto para pagamentos através de depósito ou transferência bancária! Também aceitamos cartão de crédito, boleto bancário, PayPal e PagSeguro. Clique nas imagens das ferramentas para ver mais detalhes ou no botão comprar para efetuar seu pedido.

Nossos produtos são exclusivos, com baixa tiragem e produzidos um a um com o máximo de cuidado. Nosso processo de produção é completamente manual e passa por diversas etapas como o corte do papel, dobra, costura, prensagem… E para executar essas funções utilizamos ferramentas simples e práticas, como um berço de madeira e um gabarito para furar os cadernos, além de um furador desenvolvido especialmente para as nossas necessidades. E agora, com exclusividade, resolvemos disponibilizar nossas próprias ferramentas para encadernação, as mesmas que utilizamos há mais de 7 anos na Corrupiola e também são utilizadas por nossos alunos em nossos cursos de tipografia e encadernação:

O Berço para furar cadernos tipo brochura é uma peça super robusta produzida manualmente em nossa oficina com madeiras de lei. Pintado com uma leve camada de selador transparente para mostrar toda a beleza da madeira. Medindo 25cm e pesando 700gr, nosso berço tem o tamanho ideal para a maioria dos projetos de encadernação, do amador ao profissional. Para pequenos cadernos, como os corrupios, até projetos maiores.

O gabarito é outra ferramenta prática e essencial para agilizar qualquer projeto de encadernação. Feito com alumínio fosco anodizado e preparado por nós com furadeira de bancada, o gabarito tem furos com exatos 5mm de distância e 1,5mm de diâmetro, permitindo a sua utilização precisa em variados projetos, como nossos próprios corrupios, por exemplo.

E para completar o kit, lançamos também um furador especialmente desenvolvido para encaixar em nosso gabarito. A haste do nosso furador, feita em aço, tem 3mm de diâmetro até chegar à ponta, que tem um afinamento gradual, chegando a 1mm de diâmetro e 7mm de comprimento, afinando novamente para proporcionar o furo ideal para o seu projeto.  Além disso, o seu cabo emborrachado permite uma empunhadura firme e não machuca sua mão mesmo após várias furações.

Confira abaixo mais algumas imagens dos nossos produtos e visite nossa loja para adquiri-los:

Papel Pólen

papel-polen

O miolo dos nossos cadernos manuais é composto por Papel Pólen, um papel offset acid-free e off-white com tonalidade diferenciada, que reflete menos a luz e confere ao material uma apresentação mais sofisticada e permite uma leitura mais agradável. É o mesmo papel utilizado em publicações de grandes e refinadas editoras, como a Cosac Naify.

O Papel Pólen é excelente para anotações com canetas esferográficas, Stabilo, Staedtler ou similares. Utilizamos duas variedades de Papel Pólen em nossos cadernos: o Papel Pólen Soft 80gr, que normalmente é utilizado em livros instrumentais, ensaios e obras gerais e o Papel Pólen Bold 90gr, um papel mais robusto com opacidade e espessura elevada, mas sem aumento do peso final.

Temos Papel Pólen 80gr formato A4 disponível na loja, confira:

Pacote com 100 folhas
Pacote com 250 folhas
Pacote com 500 folhas

E também Papel Pólen 90gr formato A4:

Pacote com 500 folhas