Em Singapura

É sempre bom descobrir que estamos viajando para outros continentes. Fazendo uma busca na web encontramos este post com lindas fotos no blog da aRRis Wong, de Singapura, que comprou nosso kit de encadernação no Etsy. Apesar do post ser antigo, ainda assim resolvemos divulgá-lo, enquanto imaginamos as belas encadernações que a aRRis deve ter feito com ajuda das nossas ferramentas :D

20151001_234418s 20151001_234629s

Oficina de encadernação – Módulo I

Venha encadernar conosco em Florianópolis em abril/2017. Nossa oficina tem 6 horas de duração e abrimos 1 turma este mês, confira:

Dia 22 de abril (sábado)

Horário: 9h30 às 12h + 13h30 às 17h
Local: Faferia DNA de Arte
R. Fernando Machado, 261 – Centro, Florianópolis – SC, 88020-130
Clique aqui para se inscrever em Florianópolis

Investimento: R$ 250,00 (desconto de 10% à vista)
– Turmas de 4 a 8 pessoas;
– Fornecemos Apostila;
– Todo o material utilizado nas encadernações é por nossa conta;
– Você utiliza nossas ferramentas de encadernação e poderá adquiri-las com desconto especial no final da oficina.

Confira abaixo uma descrição detalhada de cada técnica ensinada durante a oficina:

1 – Encadernação Brochura

A encadernação no estilo brochura é uma das encadernações mais práticas para se utilizar em fanzines, pequenas publicações ou cadernos artesanais, como os vendidos em nossa loja. Como a costura brochura fica aparente na lombada, ela é ótima para experimentar diferentes cores de fios. Essa é uma modalidade básica para o encadernador iniciante e porta de entrada para muitas outras encadernações posteriores. Você aprenderá a utilizar nossas ferramentas de encadernação (berço e gabarito) nesta etapa do curso.

2 – Folhas simples com costura copta utilizando quatro agulhas

Geralmente costuramos livros unindo vários cadernos. Cada caderno é composto de 4, 8, 16 ou mais páginas, sempre múltiplas de 4. São os chamados folios, quartos e oitavos, que unidos formam o miolo de uma publicação. No entanto, existem alternativas para costurar folhas simples, não cadernos. Um processo desse tipo é necessário quando desejamos unir folhas rígidas e soltas, como no exemplo acima, onde a costura copta com quatro agulhas foi utilizada. Este tipo de encadernação é ideal para montar portfolios de artistas e designers.

3 – Long Stitch Link Stitch

Neste tipo de encadernação o primeiro e último ponto utilizam link stich, enquanto os pontos centrais utilizam long stitch. No modelo com costura preta, ilustrado na imagem acima, a capa de papel kraft teve a lombada reforçada com papelão mais rígido. De acordo com o encadernador Keith Smith, este tipo de costura foi utilizada por volta do século XVIII em algumas partes da Europa e também na Alemanha no período medieval. É ideal para costuras rápidas em publicações com múltiplos cadernos.

Ferramentas para encadernação da Corrupiola

Aproveite, estamos dando 5% de desconto para pagamentos através de depósito ou transferência bancária! Também aceitamos cartão de crédito, boleto bancário, PayPal e PagSeguro. Clique nas imagens das ferramentas para ver mais detalhes ou no botão comprar para efetuar seu pedido.

Nossos produtos são exclusivos, com baixa tiragem e produzidos um a um com o máximo de cuidado. Nosso processo de produção é completamente manual e passa por diversas etapas como o corte do papel, dobra, costura, prensagem… E para executar essas funções utilizamos ferramentas simples e práticas, como um berço de madeira e um gabarito para furar os cadernos, além de um furador desenvolvido especialmente para as nossas necessidades. E agora, com exclusividade, resolvemos disponibilizar nossas próprias ferramentas para encadernação, as mesmas que utilizamos há mais de 7 anos na Corrupiola e também são utilizadas por nossos alunos em nossos cursos de tipografia e encadernação:

O Berço para furar cadernos tipo brochura é uma peça super robusta produzida manualmente em nossa oficina com madeiras de lei. Pintado com uma leve camada de selador transparente para mostrar toda a beleza da madeira. Medindo 25cm e pesando 700gr, nosso berço tem o tamanho ideal para a maioria dos projetos de encadernação, do amador ao profissional. Para pequenos cadernos, como os corrupios, até projetos maiores.

O gabarito é outra ferramenta prática e essencial para agilizar qualquer projeto de encadernação. Feito com alumínio fosco anodizado e preparado por nós com furadeira de bancada, o gabarito tem furos com exatos 5mm de distância e 1,5mm de diâmetro, permitindo a sua utilização precisa em variados projetos, como nossos próprios corrupios, por exemplo.

E para completar o kit, lançamos também um furador especialmente desenvolvido para encaixar em nosso gabarito. A haste do nosso furador, feita em aço, tem 3mm de diâmetro até chegar à ponta, que tem um afinamento gradual, chegando a 1mm de diâmetro e 7mm de comprimento, afinando novamente para proporcionar o furo ideal para o seu projeto.  Além disso, o seu cabo emborrachado permite uma empunhadura firme e não machuca sua mão mesmo após várias furações.

Confira abaixo mais algumas imagens dos nossos produtos e visite nossa loja para adquiri-los: