Em janeiro conhecemos um lugar bem bacana na Antuérpia, a pequena praça Sint-Jansvliet, que durante a semana permanece vazia e também funciona como espaço para esportes, e aos domingos é cheia de movimento com uma feirinha de antiguidades. O silêncio da foto acima é completamente modificado quando a feira funciona e o som das conversas se mistura com o som dos gramofones que são vendidos lá.

Nós somos aficcionados por antiguidades! Ficamos bem animados com tantas peças diferentes e em especial quando vimos uma barraca vendendo tipos e clichês antigos.

A variedade era grande e a vontade de trazer tudo também!

Havia muitos clichês de rótulos de cerveja, feitos em grossas placas de cobre.

Muitos tipos de madeira e uma caixa de clichês que fixou nossa atenção pela beleza do conjunto.

Uma coleção de “Santos”. Diante de tantas preciosidades, escolhemos a dedo os clichês abaixo. (O “dedo” aqui significa uma equação muito dolorida entre $$ versus o peso da mala!)

Passamos horas apreciando esta feira que tinha também outras raridades e vendedores bem simpáticos. O senhor da foto abaixo vendia porcelanas lindíssimas e falou um bocado conosco em flamish. Mas nós não entendemos flamish! :/

A música tocada no gramofone animou aquela manhã gelada. Realmente estava muito frio naquele dia. Nós estivemos lá em janeiro, mas veja nesta foto como esta praça é linda no verão.

Havia muitos livros e muitas gravuras. Vontade de comprar tudo!

Em frente à praça Sint-Jansvliet fica o acesso ao Sint-Annatunnel, um túnel com 572 metros de comprimento e 31 metros de profundidade, que passa embaixo do rio Scheldt. O túnel para pedestres e ciclistas foi construído entre os anos de 1931 e 1933 e ainda conserva seu estado original, como essa antiga escada rolante abaixo, toda feita de madeira.

Se você gostou da praça e do túnel, conheça mais sobre eles: sua localização fica aqui e neste vídeo você escuta o som da feirinha. Em nosso Flickr você verá mais fotos do túnel e da praça.

Bom feriado!