Atualizado em 1/9/2011: comente neste post e participe da nossa nova promoção, sorteio no dia 1º de outubro de 2011! Mas não esqueça de ler direitinho as instruções para realmente participar ;)

letterpress

Há 2 anos que Aleph e eu procurávamos uma máquina tipográfica. Nossa paixão por essa velha-nova tecnologia começou quando vimos a máquina de nosso amigo Cleber Teixeira na editora Noa-Noa. E que bela máquina! Em funcionamento então, uma maravilha! No Brasil, essa tecnologia desapareceu rapidamente porque o aço das máquinas é derretido e vendido à quilo. Os tipos então, já são raridade e vendidos no mesmo esquema, derretidos na sua forma primária.

Em fevereiro encontramos, enfim, a nossa máquina. Ela se encontrava aqui perto, em São José, e estava praticamente abandonada numa pequena gráfica. Suja de tinta e pó, enferrujada, com o motor em curto-circuito, com as peças um pouco detonadas, mas ainda forte e robusta. No carnaval fomos buscá-la (na foto acima: quando ela chegou) e desde então, com a fundamental ajuda do pai do Aleph (seo Adir) estamos recuperando essa máquina muito preciosa.

máquina tipográfica

Após muito limpar (acima: Aleph passando querosene e óleo diesel), ela está quase pronta para imprimir! Veja como ela era antes e como está agora:

antes-e-depois

letterpress

Os rolos foram tirados para trocar a borracha, mas ela já está funcionando. Para escutar a música que ela emite, clique aqui. E em breve teremos produtos impressos por esta belezura!