Oficina de encadernação – Módulo II

Detalhes do Módulo II (Módulo Natureza)

Focado em materiais naturais, como folhas de árvores, conchas, papéis artesanais e madeiras encontradas na praia, o codinome desse módulo é “Natureza”. Se você já fez o Módulo I de nossa oficina, poderá pôr em prática as técnicas que aprendeu e conhecer variações das mesmas. Caso não tenha feito, não há problema, pois todas as técnicas são acessíveis para o iniciante e você terá toda a nossa ajuda durante a oficina.

Faremos 3 livros com capas não-convencionais, com o tema voltado para o mar e a estação. Assim como no módulo anterior, as técnicas ensinadas neste módulo têm ênfase na costura aparente e nenhuma delas utiliza cola. Você sairá desse módulo com 3 livros/publicações super exclusivos e todo o material será fornecido pela Corrupiola. Confira mais detalhes sobre cada um:

1 – Livro Folhagem

Na primeira parte dessa oficina vamos utilizar a técnica brochura para fazer um lindo livro com folhas de árvores ou folhagens. A encadernação no estilo brochura é uma das encadernações mais práticas para se utilizar em fanzines, pequenas publicações, cadernos artesanais ou um livro com folha na capa, como faremos nesta oficina. Como a costura brochura fica aparente na lombada, ela é ótima para experimentar diferentes cores de fios. Essa é uma modalidade básica para o encadernador iniciante e porta de entrada para muitas outras encadernações posteriores. Você aprenderá a utilizar nossas ferramentas de encadernação (berço, gabarito, dobradeira e furados) nesta etapa do curso.

Materiais: folhas de árvore para a capa, papel pólen 90gr para o miolo e linhas coloridas de algodão.

2 – Livro de Concha

Que tal ter um pouco do mar em suas mãos nessa surpreendente encadernação feita com conchas? E para colocar em prática essa tarefa, vamos utilizar a costura Copta, um método simples que cria um lindo padrão com trancinhas em suas colunas expostas. Existem vários métodos usados para iniciar este padrão de costura. Vamos falar sobre suas variações e escolher a melhor para o nosso projeto.

Materiais: conchas para a capa, papel pólen 90gr para o miolo e linha grossa de algodão para a costura.

3 – Livro à Deriva

O Livro à deriva é o terceiro e último da nossa oficina. E como o nome diz, ele é feito com velhas tábuas trazidas pelas correntes oceânicas e encontradas nas praias, utilizaremos uma combinação de duas técnicas no livro a deriva: o ponto reto ou simples (running stitch) e a costura copta*, que você terá aprendido na etapa anterior.
* Encadernação Copta é uma técnica muito popular desenvolvida pelos egípcios no século II para encadernar livros sagrados. Esse tipo de encadernação é muito resistente e produz um trançado belíssimo.

Materiais: pranchas de madeira encontradas na praia para a capa, papel artesanal e papel pólen para o miolo e linha de algodão para a costura.

 

Próxima turma em São Paulo

Dia 27 de Abril (sábado)
Horário: 13h às 19h
Local: Ateliê Patafísicah
Rua Baronesa de Itu, 67
Santa Cecília – São Paulo, SP
(48) 991-262780 (WhatsApp)

Confira também as datas do Módulo I, com 3 técnicas distintas. Lembramos que os módulos são interdependentes e complementares, ou seja, você não precisa fazer o Módulo I antes do Módulo II.

Detalhes:
– Turma de 4 a 8 pessoas;
– Fornecemos Apostila;
– Coffee break;
– Todo o material utilizado nas encadernações é por nossa conta;
– Você utiliza nossas ferramentas de encadernação e poderá adquiri-las com desconto especial no final da oficina.