Oficina de encadernação – Módulo I

Venha encadernar conosco em Florianópolis em abril/2017. Nossa oficina tem 6 horas de duração e abrimos 1 turma este mês, confira:

Dia 22 de abril (sábado)

Horário: 9h30 às 12h + 13h30 às 17h
Local: Faferia DNA de Arte
R. Fernando Machado, 261 – Centro, Florianópolis – SC, 88020-130
Clique aqui para se inscrever em Florianópolis

Investimento: R$ 250,00 (desconto de 10% à vista)
– Turmas de 4 a 8 pessoas;
– Fornecemos Apostila;
– Todo o material utilizado nas encadernações é por nossa conta;
– Você utiliza nossas ferramentas de encadernação e poderá adquiri-las com desconto especial no final da oficina.

Confira abaixo uma descrição detalhada de cada técnica ensinada durante a oficina:

1 – Encadernação Brochura

A encadernação no estilo brochura é uma das encadernações mais práticas para se utilizar em fanzines, pequenas publicações ou cadernos artesanais, como os vendidos em nossa loja. Como a costura brochura fica aparente na lombada, ela é ótima para experimentar diferentes cores de fios. Essa é uma modalidade básica para o encadernador iniciante e porta de entrada para muitas outras encadernações posteriores. Você aprenderá a utilizar nossas ferramentas de encadernação (berço e gabarito) nesta etapa do curso.

2 – Folhas simples com costura copta utilizando quatro agulhas

Geralmente costuramos livros unindo vários cadernos. Cada caderno é composto de 4, 8, 16 ou mais páginas, sempre múltiplas de 4. São os chamados folios, quartos e oitavos, que unidos formam o miolo de uma publicação. No entanto, existem alternativas para costurar folhas simples, não cadernos. Um processo desse tipo é necessário quando desejamos unir folhas rígidas e soltas, como no exemplo acima, onde a costura copta com quatro agulhas foi utilizada. Este tipo de encadernação é ideal para montar portfolios de artistas e designers.

3 – Long Stitch Link Stitch

Neste tipo de encadernação o primeiro e último ponto utilizam link stich, enquanto os pontos centrais utilizam long stitch. No modelo com costura preta, ilustrado na imagem acima, a capa de papel kraft teve a lombada reforçada com papelão mais rígido. De acordo com o encadernador Keith Smith, este tipo de costura foi utilizada por volta do século XVIII em algumas partes da Europa e também na Alemanha no período medieval. É ideal para costuras rápidas em publicações com múltiplos cadernos.

6 comments

  1. Christiane disse:

    Olá….eu quero muuuuuito fazer…mas preciso de uma semana antes para me programar, pois tenho filho pequeno….:(….vcs se mudarão para onde???

  2. Olá, amigos, estou tentando fazer a compra do curso de encadernacao, mas não estou conseguindo. Poderiam por favor me orientar? Obrigada, abraco HH

  3. Olá, Heloisa, para adquirir sua vaga, visite este link: http://corrupio.la/oficina. Selecione a data desejada e clique em comprar. Qualquer dúvida estamos a disposição. Temos vagas para o dia 6 e 7 de maio no Ateliê Gabinete21 e uma vaga para o dia 30 de abril no Ateliê Gaveta. Aguardamos sua inscrição.
    Obrigado!

  4. sarita disse:

    Eu não poderei nesta data 😢 na próxima turma vocês me avisam?

  5. Olá, Sarita
    No dia 30 de abril e 1º de maio e 6 e 7 de maio estaremos ministrando a oficina em São Paulo e no próximo fim de semana em Florianópolis.
    Acompanhe nossa página no Facebook para novas datas e locais ;-)

  6. wiczdan disse:

    Inscrita…. :) para a turma do dia 11 de junho. Feliz demais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>