Oficina de encadernação – Módulo I

Detalhes do Módulo I

Uma imersão no Mundo da Encadernação Manual e no mercado de Publicações Independentes feitas à mão. Durante 6 horas compartilharemos um pouco da nossa experiência em quase uma década no mercado. Vamos colocar em prática dicas de produção, resolução de problemas, além de 3 técnicas básicas de encadernação e algumas de suas variáveis.

As três técnicas ensinadas neste módulo têm ênfase na costura aparente e nenhuma delas utiliza cola. Você sairá do Módulo I com 5 cadernos/publicações, três na etapa da brochura e duas publicações nas etapas seguintes, confira:

1 – Encadernação Brochura

Quando dobramos uma folha A4 temos um fólio, a base para uma brochura com dezenas de páginas ou então para um livro de 8 páginas com apenas uma folha de papel. A encadernação no estilo brochura é uma das encadernações mais práticas para se utilizar em fanzines, pequenas publicações ou cadernos artesanais, como os vendidos em nossa loja. Como a costura brochura fica aparente na lombada, ela é ótima para experimentar diferentes cores de fios. Essa é uma modalidade básica para o encadernador iniciante e porta de entrada para muitas outras encadernações posteriores. Você aprenderá a utilizar nossas ferramentas de encadernação (berço e gabarito) nesta etapa do curso.

2 – Folhas simples com costura copta utilizando quatro agulhas

Além do fólio, que tal trabalhar com folhas soltas que não podem ser dobradas, pois tem uma gramatura maior ou são feitas de materiais mais rígidos como acrílico ou papelão micro-ondulado? Geralmente costuramos livros unindo vários cadernos. Cada caderno é composto de 4, 8, 16 ou mais páginas, sempre múltiplas de 4. São os chamados folios, quartos e oitavos, que unidos formam o miolo de uma publicação. No entanto, existem alternativas para costurar folhas simples, não cadernos. Um processo desse tipo é necessário quando desejamos unir folhas rígidas e soltas, como no exemplo acima, onde a costura copta com quatro agulhas foi utilizada. Este tipo de encadernação é ideal para montar portfolios de artistas e designers.

3 – Long Stitch Link Stitch

Se você deseja reunir mais de um caderno composto de vários fólios, esta é uma das técnicas ideais. Neste tipo de encadernação o primeiro e último ponto utilizam link stich, enquanto os pontos centrais utilizam long stitch. No modelo com costura preta, ilustrado na imagem acima, a capa de papel kraft teve a lombada reforçada com papelão mais rígido. De acordo com o encadernador Keith Smith, este tipo de costura era comum na Europa medieval, principalmente na Alemanha. É ideal para costuras rápidas em publicações com múltiplos cadernos.

Próxima turma em São Paulo

Dia 30 de Novembro (sábado)
Horário: 13h30 às 19h30
Local: Ateliê Patafísicah
Rua Baronesa de Itu, 67 – Ap 3
Santa Cecília – São Paulo, SP
(48) 99126-2780 (WhatsApp)
(48) 99134-8688 (Telefone)

Detalhes:
– Turma de 4 a 8 pessoas;
– Fornecemos Apostila;
– Coffee break;
– Todo o material utilizado nas encadernações é por nossa conta;
– Você utiliza nossas ferramentas de encadernação e poderá adquiri-las com desconto especial no final da oficina.