Este mês começa a parceria da Corrupiola com o Ateliê Arquipélago. Além de expormos nossas publicações neste novo espaço de arte, também ministraremos cursos e oficinas. Em nosso primeiro curso, entitulado “A internet como suporte e divulgação do trabalho artístico”, vamos abordar todo o potencial da rede como suporte e canal de divulgação da arte.
As universidades brasileiras estão ligadas através da rede internacional de computadores desde 1989. A partir de abril de 1995, o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiram liderar um esforço comum na implantação de uma rede integrada entre instituições acadêmicas e comerciais. Em 1999 poucas pessoas utilizavam a internet no Brasil. O novo canal de comunicação ainda era considerado por muitos um passatempo para os nerds ou apenas um canal de comunicação para troca de e-mails. As empresas faziam seus sites simplesmente para não ficar de fora e utilizavam a rede como se fosse um análogo aos panfletos impressos.
Em 1999, poucos artistas antenados publicavam seus portfolios na web e alguns já utilizavam a grande rede mundial dos computadores como suporte em potencial para a sua arte. A net art, webart ou cyberart, o tipo de arte que utiliza como suporte a internet, começou a se popularizar no fim da década de 90, com projetos que se tornaram referências no meio, como as web-instalações Superbad, Jodi e Entropy8. A arte que utiliza a internet tem influências diversas, que vão do dadaísmo a arte conceitual, Fluxus, pop art e arte cinética.
Mas, muito mais que um suporte, a Internet é uma poderosa ferramenta de divulgação com suas ferramentas sociais como o Flickr, um portal mundial de fotografia; o Vimeo, um refinado canal para publicações de vídeos artísticos; o Tumblr e o Twitter, duas ferramentas em rápida expansão para a publicação do microblog, uma nova forma de comunicação.
Vinte anos se passaram desde que a internet chegou ao Brasil e hoje cabe ao artista conhecer e explorar todos esses canais e ferramentas tecnológicas para divulgar o seu trabalho a um público cada vez mais especializado e interativo, que não encontra mais na TV e nos impressos, mídias estáticas, o tipo de trabalho refinado que eles procuram.
O curso é comporto de 4 encontros semanais de 4 horas, com a seguinte programação:
1º Encontro – 07/08/09 Contexto histórico:porque a internet foi criada e como ela funciona. Comparação com outras mídias e popularização do seu uso no Brasil. Como explorar as possibilidades oferecidas pela grande rede global de computadores e o que reserva o futuro?
2º Encontro – 14/08/2009 Explorando as mídias Sociais: blogs, micro-blogs (Twitter), wikis, bookmark social (Delicious), compartilhamento de fotos (Flickr) e vídeos (Vimeo).
3º Encontro – 21/08/2009 Web art: origens (mail art, fax, telefone, scanner, TV, etc.) e precursores (Superbad, Jodi e Entropy8); a produção brasileira e eventos no Brasil (FILE, Prêmio Sergio Motta, Itaú Cultural, 24ª Bienal de São Paulo).
4º Encontro – 28/08/2009 Estudos de caso: k10k.net e cpluv.com: arte e design, portais dewebdesign; modernista.com: a exploração das mídias sociais em um não-site; pdf-mags.com: uma central de revistas de arte e design em PDF; bornmagazine.org: um site experimental unindo literatura e arte interativa.
Sobre o Ministrante Aleph Ozuas é Bacharel em Letras Inglês e mestre em Teoria Literária pela UFSC. Trabalha com desenvolvimento para web desde 1998 e em 2000 criou o site Ciberarte, com exposições virtuais e ensaios sobre literatura e artes visuais.
Serviço Valor da Oficina: R$ 150,00 Local: Centro Cultural Arquipélago de terça a sábado, das 16h às 20h Rua Idalina Pereira dos Santos, 81 . Agronômica 88025-500 . Florianópolis . SC . [48] 3024 5066
A internet como suporte e divulgação do trabalho artístico
Este mês começa a parceria da Corrupiola com o Ateliê Arquipélago. Além de expormos nossas publicações neste novo espaço de arte, também ministraremos cursos e oficinas. Em nosso primeiro curso, entitulado “A internet como suporte e divulgação do trabalho artístico”, vamos abordar todo o potencial da rede como suporte e canal de divulgação da arte.
As universidades brasileiras estão ligadas através da rede internacional de computadores desde 1989. A partir de abril de 1995, o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiram liderar um esforço comum na implantação de uma rede integrada entre instituições acadêmicas e comerciais. Em 1999 poucas pessoas utilizavam a internet no Brasil. O novo canal de comunicação ainda era considerado por muitos um passatempo para os nerds ou apenas um canal de comunicação para troca de e-mails. As empresas faziam seus sites simplesmente para não ficar de fora e utilizavam a rede como se fosse um análogo aos panfletos impressos.
Em 1999, poucos artistas antenados publicavam seus portfolios na web e alguns já utilizavam a grande rede mundial dos computadores como suporte em potencial para a sua arte. A net art, webart ou cyberart, o tipo de arte que utiliza como suporte a internet, começou a se popularizar no fim da década de 90, com projetos que se tornaram referências no meio, como as web-instalações Superbad, Jodi e Entropy8. A arte que utiliza a internet tem influências diversas, que vão do dadaísmo a arte conceitual, Fluxus, pop art e arte cinética.
Mas, muito mais que um suporte, a Internet é uma poderosa ferramenta de divulgação com suas ferramentas sociais como o Flickr, um portal mundial de fotografia; o Vimeo, um refinado canal para publicações de vídeos artísticos; o Tumblr e o Twitter, duas ferramentas em rápida expansão para a publicação do microblog, uma nova forma de comunicação.
Vinte anos se passaram desde que a internet chegou ao Brasil e hoje cabe ao artista conhecer e explorar todos esses canais e ferramentas tecnológicas para divulgar o seu trabalho a um público cada vez mais especializado e interativo, que não encontra mais na TV e nos impressos, mídias estáticas, o tipo de trabalho refinado que eles procuram.
O curso é comporto de 4 encontros semanais de 4 horas, com a seguinte programação:
1º Encontro – 07/08/09 Contexto histórico:porque a internet foi criada e como ela funciona. Comparação com outras mídias e popularização do seu uso no Brasil. Como explorar as possibilidades oferecidas pela grande rede global de computadores e o que reserva o futuro?
2º Encontro – 14/08/2009 Explorando as mídias Sociais: blogs, micro-blogs (Twitter), wikis, bookmark social (Delicious), compartilhamento de fotos (Flickr) e vídeos (Vimeo).
3º Encontro – 21/08/2009 Web art: origens (mail art, fax, telefone, scanner, TV, etc.) e precursores (Superbad, Jodi e Entropy8); a produção brasileira e eventos no Brasil (FILE, Prêmio Sergio Motta, Itaú Cultural, 24ª Bienal de São Paulo).
4º Encontro – 28/08/2009 Estudos de caso:
k10k.net e cpluv.com: arte e design, portais de webdesign;
modernista.com: a exploração das mídias sociais em um não-site;
pdf-mags.com: uma central de revistas de arte e design em PDF;
bornmagazine.org: um site experimental unindo literatura e arte interativa.
Sobre o Ministrante
Aleph Ozuas é Bacharel em Letras Inglês e mestre em Teoria Literária pela UFSC. Trabalha com desenvolvimento para web desde 1998 e em 2000 criou o site Ciberarte, com exposições virtuais e ensaios sobre literatura e artes visuais.
Serviço
Valor da Oficina: R$ 150,00
Local: Centro Cultural Arquipélago
de terça a sábado, das 16h às 20h
Rua Idalina Pereira dos Santos, 81 . Agronômica
88025-500 . Florianópolis . SC .
[48] 3024 5066