Há 2 anos que Aleph e eu procurávamos uma máquina tipográfica. Nossa paixão por essa velha-nova tecnologia começou quando vimos a máquina de nosso amigo Cleber Teixeira na editora Noa-Noa. E que bela máquina! Em funcionamento então, uma maravilha! No Brasil, essa tecnologia desapareceu rapidamente porque o aço das máquinas é derretido e vendido à quilo. Os tipos então, já são raridade e vendidos no mesmo esquema, derretidos na sua forma primária.
Em fevereiro encontramos, enfim, a nossa máquina, um modelo Minerva. Ela se encontrava aqui perto, em São José, e estava praticamente abandonada numa pequena gráfica. Suja de tinta e pó, enferrujada, com o motor em curto-circuito, com as peças um pouco detonadas, mas ainda forte e robusta. No carnaval fomos buscá-la (na foto acima: quando ela chegou) e desde então, com a fundamental ajuda do pai do Aleph estamos recuperando essa máquina muito preciosa.
A Minerva é uma pequena máquina tipográfica utilizada desde o final do século XIX. Foi a máquina de impressão mais utilizada até que surgiram os modelos cilíndricos em meados do século XX. Seu funcionamento baseia-se na colocação da matriz (rama tipográfica) com tipos, gravuras e clichês na parte fixa, que recebe tinta dos rolos de borracha. Na parte móvel, chamada de tímpano, ficará o papel de impressão, que é substituído manualmente cada vez que a máquina abre já com a cópia impressa ou apenas com relevo, se você preferir.
Após um trabalhoso processo de limpeza ela está quase pronta para imprimir! Veja como ela era antes e como está agora:
Os rolos foram tirados para trocar a borracha, mas ela já está funcionando. Para escutar a música que ela emite, clique aqui e veja nossa primeira impressão tipográfica aqui. E em breve teremos produtos impressos por esta belezura!
Maravilhosa! Gente, fiquei emocionado. Era um sonho de consumo meu também.
Sabe a vontade que dá? De ajudar vocês, no que puder. O que quiserem, ilustrações, divulgação, etc., é só pedir. Vcs sabem, eu e a Ro somos fãs sem carteirinha ;)
besos!
Guedo
leila
Rodrigo, imagina o quanto nós estamos felizes com essa lindeza!!
bora lá!!!!
beijos :)
Juliana
Demais, Leila!! Alias, mais que demais!! Fiquei encantada.
Bem bacana a máquina! Não sou nada da área, mas me interesso por tipografia e afins! :D
Não sei se você já viram, o site cool hunting fez um vídeo com a Grafica Fildalga que fica em São Paulo, e usa uma máquina dessas (ou aparecida). Fica a dica! (tudo bem que vi no swiss-miss, heheh)
@Samandra: Sim, somos de SC! Como essas máquinas não são mais fabricadas, você precisa garimpar gráficas antigas ou então na Bresser, em SP, para conseguir uma dessas.
Olá!
O resgate de meios gráficos em desuso para utilizados como meio artístico produz diversos resultados muito interessantes.
Minha pergunta é quanto aos tipos, aonde encontrá-los, conseguem encontrar famílias inteiras?
Beijos boa sorte, estou ansioso pelo sorteio.
O trabalho de vocês é incrível!! Tenho verdadeira paixão por essa arte! Trabalhei com restauração de documentos algum tempo e deu pra ter um gostinho.
Eu moro em Palhoça e gostaria muito de poder conhecer vocês! ;)
Olá, meu nome é Lino Bertrand e conheci a Corrupiola através de uma amiga, a Gláucia. Ela me deu um corrupio de presente e eu adorei. Passei a ser fã do trabalho de vocês. Parabéns e continuem com seu maravilhoso trabalho.
linda máquina! na faculdade temos os tipos mas não uma máquina, a gente usa com um tipo de rolo, meio manualmente… seria muito legal trabalhar com uma dessas!
vem cá, tenho uma dúvida, as famílias de tipos, tem algumas tipo dingbats ou algo assim?
abs
Eu AMO esse tipo de impressão, sempre sonhei em ter uma máquina destas. Onde vocês conseguem achar uma preciosidade dessas e, principalmente, qual é o preço que se paga para comprar e manter?
Eu já sou cliente e sempre babo nos corrupios com tipografia. Como sou leiga total, como é que são as máquinas tipográficas da atualidade? Qual a diferença no efeito, em relação as antigas?
Esses dias assisti um filme do Will Smith (acho que era 7 vidas, o nome) e uma das personagens tinha varias máquinas tipográficas antigas. E uma delas não funciona, então o personagem do Will Smith passa a noite consertando a máquina. Lembrei na hora de vcs.
O trabalho de vocês é muito bom. Faz tempo que artigos feito à mão deixaram de ser prioridade na vida das pessoas. É tão mais bonito e você dá mais valor aquelas coisas que são feitas por amor. Parabéns!
Uma das maiores satisfações de estudar no SENAI Thebaldo de Nigris é estar “dentro” da Oficina Tipográfica, é sensacional este tipo de impressão, cada impressão especial e diferente das outras. Tinta tipos, máquinas:é pura história, adoro!
O trabalho de vcs é incrível: a delicadeza dos corrupios, dá até dó de usar!
Mas encontrei um uso acho q está a altura: são meus diários de viagens. Sempre sento em algum lugar com uma paisagem bem bonita e escrevo neles o q sinto, as cores q estou vendo, as aventuras daquele momento… Faço até letra bonita, para não estragar o trabalho de vcs, hehehe
A tipografia numa máquina dessas deve ser muito curiosa! Não tenho ainda corrupios tipográficos, vai q agora ganho um ;)
eu só consigo pensar em perguntar se dá vontade de brincar muito o tempo todo com essa máquina? porque acho que eu iria querer brincar nela o dia inteiro! :)
Gente, o trabalho de vocês é incrível! Nunca ganho nada em promoções deste tipo, mas vamos lá… Let´s try again… Coisa incrível achar essa máquina… Ela foi fabricada aqui no Brasil?
Bjs a todos!
Roberta Lemes
Linda iniciativa da Corrupiola. Parabéns! Coisinhas especiais saem dessa máquina. *.*
Luiza Rozza
Gostei especialmente dos sons que a máquina faz quando tá funcionando! O trabalho de vocês é incrível, parabéns :)
Você vão batizar a máquina? Tem que dar um nome pra ela!
Quantas impressões ela consegue fazer ao mesmo tempo?
Como uma máquina tãããõ grande é capaz de fazer coisas tão fofas e singelas como a de vocês? Que lindo! (:
A pergunta é: porque vocês queriam logo essa máquina (nova/antiga)? Faz parte da “cara” da corrupiola? Essa coisa mais artesanal? Aliás, fica lindo!! Mas e a durabilidade da impressão? Supera as novas tecnologias? (: Beijocas!
Cara, nunca tinha ouvido falar dessa máquina (leiga nos assustos de gráfica). aliás, bem que vocês poderiam fazer um post mostrando passo a passo das criações dos corrupios =]
Nossa, coisa linda demais essa máquina! Existe alguma mais simples que dê pra manter em um apartamento? Queria brincar mais com tipografia mas só tenho um pequeno apê!
Oin! Estou apaixonada por essa máquina tb!
Sou jornalista e desde a faculdade tenho um grande fascínio por essas belezuras que marcaram nossa história :) Entendo o porquê de vcs correrem atrás de uma só pra Corrupiola, merecia mesmo! Mas, como foi o processo de restauração da preciosa? Contem pra gente! Beijoca ;*
O trabalho de vocês é mesmo incrível! Sou fã.
Acho que o resgate do antigo, dessa gigante máquina tipográfica, acaba imprimindo carinho e singularidade em tudo que é feito.
Ouvi falar de tipografia pela primeira vez na faculdade.. na disciplina de Projeto Gráfico. Achei surreal a forma como faziam as impressões antigamente. Ter uma máquina dessas é realmente uma preciosidade.
O tipógrafo tem diferentes fontes ou é só um tipo de letra?
E a tinta usada, qual é?
Meu reino pela oportunidade de ver uma belezinha dessas funcionando. :)
Meu tio tinha uma pequena gráfica em Caçapava do Sul (RS), nas poucas vezes que estive por lá, a visão das letrinhas ao contrário, meu tio montando a “chapa” no espelho, o cheiro o som…
Recentemente descobri que a máquinas só produz rifas e ingressos de baile (quando tem trabalho), a vantagem é que não está com rolo parado. tenho pensando em montar uma gráfica atersanal para imprimir livros substrutivos com capa de tecido, com inspirações nos crafts corrupiola, pq não? hehehe.
enfim, obrigado pela lembrança e inspiração. Tomara que meu tio aceite imprimir conteúdo libertário.
abraços!
Sandro Comerlato
Trabalhei muitos anos em uma Tipografia. Comecei na papelaria cortado papel em uma guilhotina semi-aitomática, depois intercalando e fazendo blocos, fui para fazer as chapas, e por ultimo impressor em uma Guarani F4. Que saudades . . . pois é uma arte. Mas meu sonho ainda é trabalhar numa Tipografia, quem souber de uma vaga ou mesmo alguém que queira arrendar ou algo parecido, estou decicido a encarar. Moro em Bituruna, no Paraná.
Verônica
Lindo o que essa maquina pode fazer
Amei o seu barulho sincronizado.
Sim, ela é maravilhosa mesmo, Verônica!
E continua trabalhando à todo vapor!
Abraços!
Rayana
Olá!! Aqui em casa tem uma máquina dessas, muitos tipos e também uma gilhotina Krause, tudo do meu avô que, infelizmente, não tem mais condições de usá-las!! Gostaria de saber por quanto vcs compraram e, se houver alguém interessado pode entrar em contato comigo!! P.S. cresci ouvindo esse som ;)
Doriedson Donato
Parabéns pela sua aquisição a anos como vejo. Eu sou restaurador de livros e
recentemente adquiri uma minerva alemã Bühnaedsia e a estou restaurando também pois ela é da década de 40, como ví vcs trocaram as borrachas dos rolos da sua e eu também vou precisar muito fazer mesma coisa, por isso venho a lhes pedir se for possível me informar aonde mandaram fazer este serviço, caso possam almenos me dar um telefone, endereço ou site ficaria mui grato pelo favor e com certeza ficarei mui grato em retribuir a vós se precisarem um favor também! Obrigado a todos ! Sou de Agudos-SP fone-= 014-3261-1078 resid.ou cel 14-99635.8464. Obrigado muitíssimo !
José Paineiras Filho
Tenho três máquinas minervas, uma linotype modelo 31 com quatro fontes e espaços automáticos, uma impressora tipográfica de jornal standart (dobro de tablóide), tudo funcionando, além de tipos, fios e todo material branco. Vendo barato.
Paulo José
Que maravilha ficou, parabéns, trabalhei 25 anos em uma minerva catú de cilindro e chapista, estou procurando um componedor e uma fonte grotesca corpo 16 para usar em uma Hot- Stamping se alguem poder me ajudar agradeço, obrigado Alef fala com alguem que tem esses currupios aí . Abraços
Alziro Oliveira
Eu trabalhei com tipografia, assim como também imprimi com uma desse tipo e outra mais antiga, pois funcionava a pedal.
Adelaide
Oi Pessoal. Muito legal. Meu sogro trabalhou anos com gráfica. Ele tem uma Minerva e não tem mais onde guardar. Ele desapega por um valor bem inferior, se alguém tiver interesse pode deixar uma mensagem aqui. Ela funciona perfeitamente.
Rachel louzi
Tenho todos esses maquinários antigos de gráfica em uma antiga gráfica que pertenceu a meu pai estão todos guardados! Não sei o nome de todos!
drayck
Leila e Aleph, sempre de parabéns!
Também estou à procura de uma prensa manual deste gênero, guarnições, cavaletes, etc. Adelaide, Rayana e José Paineiras Filho: se ainda tiverem interesse em vender os equipamentos que mencionam entrem em contato comigo drayck@hotmail.com.
pimentel
tenho uma impressora tipográfica minerba formato 6…
alguém interessado .falar com Alexandre Pimentel.
funciona normalmente.super conservada
Luciana da Silva
Olá, tenho um prelo manual, tem até tinteiro junto, está a venda, meu e-mail é luciana@bnu.com.br, só precisa de uma limpeza.
Juliana
tenho interesse nessas máquinas, se alguém tiver pode me mandar email: studio.licce@gmail.com
Nossa máquina tipográfica
Há 2 anos que Aleph e eu procurávamos uma máquina tipográfica. Nossa paixão por essa velha-nova tecnologia começou quando vimos a máquina de nosso amigo Cleber Teixeira na editora Noa-Noa. E que bela máquina! Em funcionamento então, uma maravilha! No Brasil, essa tecnologia desapareceu rapidamente porque o aço das máquinas é derretido e vendido à quilo. Os tipos então, já são raridade e vendidos no mesmo esquema, derretidos na sua forma primária.
Em fevereiro encontramos, enfim, a nossa máquina, um modelo Minerva. Ela se encontrava aqui perto, em São José, e estava praticamente abandonada numa pequena gráfica. Suja de tinta e pó, enferrujada, com o motor em curto-circuito, com as peças um pouco detonadas, mas ainda forte e robusta. No carnaval fomos buscá-la (na foto acima: quando ela chegou) e desde então, com a fundamental ajuda do pai do Aleph estamos recuperando essa máquina muito preciosa.
A Minerva é uma pequena máquina tipográfica utilizada desde o final do século XIX. Foi a máquina de impressão mais utilizada até que surgiram os modelos cilíndricos em meados do século XX. Seu funcionamento baseia-se na colocação da matriz (rama tipográfica) com tipos, gravuras e clichês na parte fixa, que recebe tinta dos rolos de borracha. Na parte móvel, chamada de tímpano, ficará o papel de impressão, que é substituído manualmente cada vez que a máquina abre já com a cópia impressa ou apenas com relevo, se você preferir.
Após um trabalhoso processo de limpeza ela está quase pronta para imprimir! Veja como ela era antes e como está agora:
Os rolos foram tirados para trocar a borracha, mas ela já está funcionando. Para escutar a música que ela emite, clique aqui e veja nossa primeira impressão tipográfica aqui. E em breve teremos produtos impressos por esta belezura!
69 respostas para “Nossa máquina tipográfica”
rodrigo guedes
Maravilhosa! Gente, fiquei emocionado. Era um sonho de consumo meu também.
Sabe a vontade que dá? De ajudar vocês, no que puder. O que quiserem, ilustrações, divulgação, etc., é só pedir. Vcs sabem, eu e a Ro somos fãs sem carteirinha ;)
besos!
Guedo
leila
Rodrigo, imagina o quanto nós estamos felizes com essa lindeza!!
bora lá!!!!
beijos :)
Juliana
Demais, Leila!! Alias, mais que demais!! Fiquei encantada.
Beijos e boa corrupiola,
Juliana.
Vitor Hugo
Bem bacana a máquina! Não sou nada da área, mas me interesso por tipografia e afins! :D
Não sei se você já viram, o site cool hunting fez um vídeo com a Grafica Fildalga que fica em São Paulo, e usa uma máquina dessas (ou aparecida). Fica a dica! (tudo bem que vi no swiss-miss, heheh)
leila
Oi Vitor, obrigadíssimo pela dica da Gráfica Fidalga!! Amei conhecê-los!! Espero conhecer pessoalmente em alguma visita a SP.
abraços, leila
LEONARDO
QUE LEGAL
leonardo
parabens por resgatar esta preciosidade, acabei de comprar um prelo panual de 1907 esta vindo por transportadora, pretendo restaura-lo
abraços
leila
oi Leonardo! parabéns a você tbem por não deixar um tesouro virar sucata. este prelo deve ser digno de pedestal!! abs, leila
Samandra
Nossa! Esse é meu sonho de consumo! Vcs sabem onde consigo comprar…?
Faz tempo que estou desesperada atrás de uma máquina dessa!
Muito linda mesmo, parabéns por preservarem…
Vcs são de Santa Catarina?
Aleph
@Samandra: Sim, somos de SC! Como essas máquinas não são mais fabricadas, você precisa garimpar gráficas antigas ou então na Bresser, em SP, para conseguir uma dessas.
Pedro Costa Neves
:D trabalhei em uma gráfica que tinha uma, babava todo dia *-*
Gabriel C Rosenmann
Olá!
O resgate de meios gráficos em desuso para utilizados como meio artístico produz diversos resultados muito interessantes.
Minha pergunta é quanto aos tipos, aonde encontrá-los, conseguem encontrar famílias inteiras?
Beijos boa sorte, estou ansioso pelo sorteio.
Ana Amélia de Oliveira
Estou encantada com a história da máquina. Deve ser mágico ver a impressão acontecendo de uma maneira tão artesanal e artística.
Parabéns pelo lindo trablaho.
Estou torcendo, quero muito ganhar
Gabriela Paulo
Olá!
O trabalho de vocês é incrível!! Tenho verdadeira paixão por essa arte! Trabalhei com restauração de documentos algum tempo e deu pra ter um gostinho.
Eu moro em Palhoça e gostaria muito de poder conhecer vocês! ;)
Parabéns!!!
Lino Bertrand
Olá, meu nome é Lino Bertrand e conheci a Corrupiola através de uma amiga, a Gláucia. Ela me deu um corrupio de presente e eu adorei. Passei a ser fã do trabalho de vocês. Parabéns e continuem com seu maravilhoso trabalho.
D.A.R. Atelier
Olá, o D.A.R. Atelier é o Núcleo de Edificação da Arte e de Artistas e apóia totalmente a ação da Corrupiola. Parabéns!
Elisa
Eu fico encantada com essas velhas-novas tecnologias.
Estou ansiosa para ver as belezas que ela irá produzir!
Tiffany
que sonho! lindo ver o carinho como tratam as máquinas… :)
Julie
Olha, tô doidinha pra ver as belezurinhas que irão surgir agora…
Toda a sorte do mundo com a nova aquisição!
Pamela
linda máquina! na faculdade temos os tipos mas não uma máquina, a gente usa com um tipo de rolo, meio manualmente… seria muito legal trabalhar com uma dessas!
vem cá, tenho uma dúvida, as famílias de tipos, tem algumas tipo dingbats ou algo assim?
abs
Tom Marques
Eu AMO esse tipo de impressão, sempre sonhei em ter uma máquina destas. Onde vocês conseguem achar uma preciosidade dessas e, principalmente, qual é o preço que se paga para comprar e manter?
Julie
Ah, sim – onde vocês acharam uma raridade dessas? :)
Gabriela
Que preciosidade!
Parabéns pelo empenho e pelo trabalho!
Laís Calisto
Ahá!!!Acheiii!!!
– – Novamente, parabéns pelo trabalho.
Abraço.
Laís.
renata
quando vocês limparam os tipos… também encontraram baratinhas fossilizadas?
aconteceu isso quando participei da limpeza do acervo de tipos da editora da ufpe :)
Estephan Côrtes
Amei tudo isso!
Faço design Gráfico e acho o máximo tipos móveis o/
Achei fantástica essa máquinao;
Abraçoss
Estephan
Carolina
Eu já sou cliente e sempre babo nos corrupios com tipografia. Como sou leiga total, como é que são as máquinas tipográficas da atualidade? Qual a diferença no efeito, em relação as antigas?
Esses dias assisti um filme do Will Smith (acho que era 7 vidas, o nome) e uma das personagens tinha varias máquinas tipográficas antigas. E uma delas não funciona, então o personagem do Will Smith passa a noite consertando a máquina. Lembrei na hora de vcs.
MARIANA
Sonho de consumo!
Tanto uma máquina dessas quanto um corrupio <3
Carola Rodrigues
Acho essas máquinas incríveis! É pesado usar ou ela é macia?
Fernanda de Pinho
Nossa quase deixei de participar!
Ainda bem que deu tempo!! =D
Acho simplesmente maravilhoso o trabalho de vocês, resgatando algo que é verdadeiramente arte!
Os desenhos também são tipográficos?
Abraços,
Fernanda de Pinho
Ramone Dias
Conheci o trabalho de vocês através do Twitter e me apaixonei desde o primeiro instante! =)
Sandro Marra
É incrível como uma máquina tão robusta produz uma arte tão delicada quanto a dos corrupios, parabéns pelo trabalho!
Carol
O trabalho de vocês é muito bom. Faz tempo que artigos feito à mão deixaram de ser prioridade na vida das pessoas. É tão mais bonito e você dá mais valor aquelas coisas que são feitas por amor. Parabéns!
Otávio Augusto Torres
Uma das maiores satisfações de estudar no SENAI Thebaldo de Nigris é estar “dentro” da Oficina Tipográfica, é sensacional este tipo de impressão, cada impressão especial e diferente das outras. Tinta tipos, máquinas:é pura história, adoro!
Maria Beatriz S. Ramos
O trabalho de vcs é incrível: a delicadeza dos corrupios, dá até dó de usar!
Mas encontrei um uso acho q está a altura: são meus diários de viagens. Sempre sento em algum lugar com uma paisagem bem bonita e escrevo neles o q sinto, as cores q estou vendo, as aventuras daquele momento… Faço até letra bonita, para não estragar o trabalho de vcs, hehehe
A tipografia numa máquina dessas deve ser muito curiosa! Não tenho ainda corrupios tipográficos, vai q agora ganho um ;)
Parabéns!
Mariana Nunes
eu só consigo pensar em perguntar se dá vontade de brincar muito o tempo todo com essa máquina? porque acho que eu iria querer brincar nela o dia inteiro! :)
Arthur
Tô copiando meu comment aqui, então =)
Cara, isso vai ficar muito massa!
Olha a cara de feliz do Aleph com o pimpolho novo!
As fotos ficaram bem bacanas. Mal posso esperar pra ver o que vai surgir daí.
Abraço!
Domênica
Coisa linda essa máquina, o sonho de consumo de todo apaixonado por tipografia. <3
priscila ferreira (@srtajujuba)
que lindo ver toda a produção! :)
Ana
Sou louca por Letterpress, que máximo que vocês conseguiram a máquina! Parabéns!!! E resgataram mesmo, ela se transformou!
Amanda França
Gente, o trabalho de vocês é incrível! Nunca ganho nada em promoções deste tipo, mas vamos lá… Let´s try again… Coisa incrível achar essa máquina… Ela foi fabricada aqui no Brasil?
Bjs a todos!
Roberta Lemes
Linda iniciativa da Corrupiola. Parabéns! Coisinhas especiais saem dessa máquina. *.*
Luiza Rozza
Gostei especialmente dos sons que a máquina faz quando tá funcionando! O trabalho de vocês é incrível, parabéns :)
Você vão batizar a máquina? Tem que dar um nome pra ela!
Quantas impressões ela consegue fazer ao mesmo tempo?
Jhê Delacroix
Como uma máquina tãããõ grande é capaz de fazer coisas tão fofas e singelas como a de vocês? Que lindo! (:
A pergunta é: porque vocês queriam logo essa máquina (nova/antiga)? Faz parte da “cara” da corrupiola? Essa coisa mais artesanal? Aliás, fica lindo!! Mas e a durabilidade da impressão? Supera as novas tecnologias? (: Beijocas!
Elô
Muito interessante essa máquina!
E o sonho de vcs realizado!
Parabéns!!!
bárbara
Tipografia <3 Adorei o post!
Arianne
Quanto tempo demora uma impressão feita com ela???
Arethusa
Cara, nunca tinha ouvido falar dessa máquina (leiga nos assustos de gráfica). aliás, bem que vocês poderiam fazer um post mostrando passo a passo das criações dos corrupios =]
Julio [dx]
Nossa, coisa linda demais essa máquina! Existe alguma mais simples que dê pra manter em um apartamento? Queria brincar mais com tipografia mas só tenho um pequeno apê!
Parabéns, ótimo conteúdo como sempre!
Patrícia Canuto
Oin! Estou apaixonada por essa máquina tb!
Sou jornalista e desde a faculdade tenho um grande fascínio por essas belezuras que marcaram nossa história :) Entendo o porquê de vcs correrem atrás de uma só pra Corrupiola, merecia mesmo! Mas, como foi o processo de restauração da preciosa? Contem pra gente! Beijoca ;*
Liz GHA
Que diferença ver trabalhos assim tão lindos em um mundo digital…
Dá um suspiro pro coração… <3
Parabéns!!!
Adoraria ter uma dessas, acho lindo…
Alessandra Barros
O trabalho de vocês é mesmo incrível! Sou fã.
Acho que o resgate do antigo, dessa gigante máquina tipográfica, acaba imprimindo carinho e singularidade em tudo que é feito.
márcia dias
velhas-novas tecnologias <3
Nathalie
Ouvi falar de tipografia pela primeira vez na faculdade.. na disciplina de Projeto Gráfico. Achei surreal a forma como faziam as impressões antigamente. Ter uma máquina dessas é realmente uma preciosidade.
O tipógrafo tem diferentes fontes ou é só um tipo de letra?
E a tinta usada, qual é?
Meu reino pela oportunidade de ver uma belezinha dessas funcionando. :)
tiago jaime machado
Meu tio tinha uma pequena gráfica em Caçapava do Sul (RS), nas poucas vezes que estive por lá, a visão das letrinhas ao contrário, meu tio montando a “chapa” no espelho, o cheiro o som…
Recentemente descobri que a máquinas só produz rifas e ingressos de baile (quando tem trabalho), a vantagem é que não está com rolo parado. tenho pensando em montar uma gráfica atersanal para imprimir livros substrutivos com capa de tecido, com inspirações nos crafts corrupiola, pq não? hehehe.
enfim, obrigado pela lembrança e inspiração. Tomara que meu tio aceite imprimir conteúdo libertário.
abraços!
Sandro Comerlato
Trabalhei muitos anos em uma Tipografia. Comecei na papelaria cortado papel em uma guilhotina semi-aitomática, depois intercalando e fazendo blocos, fui para fazer as chapas, e por ultimo impressor em uma Guarani F4. Que saudades . . . pois é uma arte. Mas meu sonho ainda é trabalhar numa Tipografia, quem souber de uma vaga ou mesmo alguém que queira arrendar ou algo parecido, estou decicido a encarar. Moro em Bituruna, no Paraná.
Verônica
Lindo o que essa maquina pode fazer
Amei o seu barulho sincronizado.
Corrupiola Experiências Manuais
Sim, ela é maravilhosa mesmo, Verônica!
E continua trabalhando à todo vapor!
Abraços!
Rayana
Olá!! Aqui em casa tem uma máquina dessas, muitos tipos e também uma gilhotina Krause, tudo do meu avô que, infelizmente, não tem mais condições de usá-las!! Gostaria de saber por quanto vcs compraram e, se houver alguém interessado pode entrar em contato comigo!! P.S. cresci ouvindo esse som ;)
Doriedson Donato
Parabéns pela sua aquisição a anos como vejo. Eu sou restaurador de livros e
recentemente adquiri uma minerva alemã Bühnaedsia e a estou restaurando também pois ela é da década de 40, como ví vcs trocaram as borrachas dos rolos da sua e eu também vou precisar muito fazer mesma coisa, por isso venho a lhes pedir se for possível me informar aonde mandaram fazer este serviço, caso possam almenos me dar um telefone, endereço ou site ficaria mui grato pelo favor e com certeza ficarei mui grato em retribuir a vós se precisarem um favor também! Obrigado a todos ! Sou de Agudos-SP fone-= 014-3261-1078 resid.ou cel 14-99635.8464. Obrigado muitíssimo !
José Paineiras Filho
Tenho três máquinas minervas, uma linotype modelo 31 com quatro fontes e espaços automáticos, uma impressora tipográfica de jornal standart (dobro de tablóide), tudo funcionando, além de tipos, fios e todo material branco. Vendo barato.
Paulo José
Que maravilha ficou, parabéns, trabalhei 25 anos em uma minerva catú de cilindro e chapista, estou procurando um componedor e uma fonte grotesca corpo 16 para usar em uma Hot- Stamping se alguem poder me ajudar agradeço, obrigado Alef fala com alguem que tem esses currupios aí . Abraços
Alziro Oliveira
Eu trabalhei com tipografia, assim como também imprimi com uma desse tipo e outra mais antiga, pois funcionava a pedal.
Adelaide
Oi Pessoal. Muito legal. Meu sogro trabalhou anos com gráfica. Ele tem uma Minerva e não tem mais onde guardar. Ele desapega por um valor bem inferior, se alguém tiver interesse pode deixar uma mensagem aqui. Ela funciona perfeitamente.
Rachel louzi
Tenho todos esses maquinários antigos de gráfica em uma antiga gráfica que pertenceu a meu pai estão todos guardados! Não sei o nome de todos!
drayck
Leila e Aleph, sempre de parabéns!
Também estou à procura de uma prensa manual deste gênero, guarnições, cavaletes, etc. Adelaide, Rayana e José Paineiras Filho: se ainda tiverem interesse em vender os equipamentos que mencionam entrem em contato comigo drayck@hotmail.com.
pimentel
tenho uma impressora tipográfica minerba formato 6…
alguém interessado .falar com Alexandre Pimentel.
funciona normalmente.super conservada
Luciana da Silva
Olá, tenho um prelo manual, tem até tinteiro junto, está a venda, meu e-mail é luciana@bnu.com.br, só precisa de uma limpeza.
Juliana
tenho interesse nessas máquinas, se alguém tiver pode me mandar email: studio.licce@gmail.com