Desde fevereiro estamos empenhados no restauro e no funcionamento de nossa primeira máquina tipográfica. Não é tarefa fácil, pois encontrar uma tipografia no Brasil é cada vez mais raro. Mas há em São Paulo um lugar que está resgatando este belo ofício: a Oficina Tipográfica São Paulo. E em outubro, a Corrupiola participou de um curso introdutório de composição com tipos com o tipógrafo e um dos fundadores da oficina Marcos Mello.
Veja abaixo algumas fotos deste dia.
Poxa, acho fantástico tipografia. Tenho muita vontade de fazer uma oficina, aprender a fazer. Muito bacana. Quando a máquina tipográfica de vocês estiver funcionando irá sair maravilhas de lá a considerar seus trabalhos até aqui. =]
Que legal! Recebi um convite para essa oficina do rapaz que aparece ao fundo da terceira foto. Vocês devem ter conhecido o Marquinho por lá, estudamos juntos e foi ele que me deu o convite :)
Vi que vai ter um curso de encadernação também, que me interessou muito (ainda mais depois que recebi meus corrupios e vi o ótimo trabalho de vocês).
Na faculdade tive umas aulas de tipografia, e a oficina do Senac é uma coisa linda também, gavetas e mais gavetas de tipos, rolinhos, prensas e tintas que não saem por nada da mão, haha! Muito bom!
que maravilha! ando com vontade de fazer um curso deles, mas para isso preciso estar em SP. adorei ver as fotos de voces. estou curiosa para ver quando voces tiverem a maquina propria funcionando.
@Mari Newlands: vale a pena e o Marcos Mello é super apaixonado pela tipografia. Muito acessível também e falou que a oficina está aberta para experimentações! Quando você vê todos aqueles materiais e ferramentas, é amor a primeira vista!
Os corrupios tipográficos finalmente chegaram, depois de tanto tempo de planejamento. Viva a tecnologia tipográfica! E vamos aos novos modelos: Zerograu: Formato Clássico, 14×9cm; capa em papel kraft 300gr com impressão tipográfica em duas opções de cores (marrom claro e escuro); miolo em papel Pólen Bold 90gr, 64pg. Esta textura de risquinhos está neste post. …
É tão motivador quando recebemos mensagens de clientes relatando a sensação ao receber uma encomenda da Corrupiola! E hoje, compartilhamos a nossa sensação ao receber os cartões que fizemos no curso da Oficina Tipográfica de São Paulo. A oficina aconteceu em outubro de 2009 e lá aprendemos a linguagem dos tipos e também a montar …
Oficina Tipográfica São Paulo
Desde fevereiro estamos empenhados no restauro e no funcionamento de nossa primeira máquina tipográfica. Não é tarefa fácil, pois encontrar uma tipografia no Brasil é cada vez mais raro. Mas há em São Paulo um lugar que está resgatando este belo ofício: a Oficina Tipográfica São Paulo. E em outubro, a Corrupiola participou de um curso introdutório de composição com tipos com o tipógrafo e um dos fundadores da oficina Marcos Mello.
Veja abaixo algumas fotos deste dia.
Rama com tipos.
Para ver mais fotos, clique aqui.
7 replies to “Oficina Tipográfica São Paulo”
Babz Lopes
Poxa, acho fantástico tipografia. Tenho muita vontade de fazer uma oficina, aprender a fazer. Muito bacana. Quando a máquina tipográfica de vocês estiver funcionando irá sair maravilhas de lá a considerar seus trabalhos até aqui. =]
Bia
Que legal! Recebi um convite para essa oficina do rapaz que aparece ao fundo da terceira foto. Vocês devem ter conhecido o Marquinho por lá, estudamos juntos e foi ele que me deu o convite :)
Vi que vai ter um curso de encadernação também, que me interessou muito (ainda mais depois que recebi meus corrupios e vi o ótimo trabalho de vocês).
Na faculdade tive umas aulas de tipografia, e a oficina do Senac é uma coisa linda também, gavetas e mais gavetas de tipos, rolinhos, prensas e tintas que não saem por nada da mão, haha! Muito bom!
[]s
Aleph
@Babz Lopes: depois dessa oficina ficamos ainda mais apaixonados pela técnica. Estamos loucos para colocar a nossa máquina para funcionar :)
@Bia: ah, sim, são três oficinas e uma delas é de encadernação! Vale a pena, o ambiente da OTSP é mágico :)
Tecia
Eita povo talentoso esses corrupiosos!
Mari Newlands
que maravilha! ando com vontade de fazer um curso deles, mas para isso preciso estar em SP. adorei ver as fotos de voces. estou curiosa para ver quando voces tiverem a maquina propria funcionando.
Aleph
@Tecia: obrigado :)
@Mari Newlands: vale a pena e o Marcos Mello é super apaixonado pela tipografia. Muito acessível também e falou que a oficina está aberta para experimentações! Quando você vê todos aqueles materiais e ferramentas, é amor a primeira vista!
Martina Viegas
Amo tipografia. Ai que bacana isso. :)
Related Posts
He is coming back…
on Friday.
Love is in the air…
Muito em breve, aguardem!! ;)
Corrupio Letterpress
Os corrupios tipográficos finalmente chegaram, depois de tanto tempo de planejamento. Viva a tecnologia tipográfica! E vamos aos novos modelos: Zerograu: Formato Clássico, 14×9cm; capa em papel kraft 300gr com impressão tipográfica em duas opções de cores (marrom claro e escuro); miolo em papel Pólen Bold 90gr, 64pg. Esta textura de risquinhos está neste post. …
@
É tão motivador quando recebemos mensagens de clientes relatando a sensação ao receber uma encomenda da Corrupiola! E hoje, compartilhamos a nossa sensação ao receber os cartões que fizemos no curso da Oficina Tipográfica de São Paulo. A oficina aconteceu em outubro de 2009 e lá aprendemos a linguagem dos tipos e também a montar …